Leitura Compartilhada

                    Vídeo: Leitura Compartilhada - 4ª série /2.009
                Desenvolvido pela professora: Maria Teresa Leme Figueira

Leitura compartilhada:  cada um com o texto na mão para acompanhar.
Objetivos:
·         Ampliar o repertório lingüístico;
·         Pensar sobre a forma escrita;
·         Discutir os recursos lingüísticos utilizado pelo escritor;
·         Apreciar bons textos;
·         Reler trechos para compreender melhor;
·         Antecipar situações;
·         Identificar o que está implícito no texto e
·         Discutir para melhor compreender.


Passo a  passo para realização da situação didática de Leitura Compartilhada

  • Apresenta o livro.
  • Biografia da autora.
  • Contextualizar a obra.
  • O que o título sugere.
  • Leitura em voz alta.
  • Opinião pessoal sobre a obra, abre espaço para eles falarem.
  • Distribuir as cópias p/ LC.
  • Propor que enquanto acompanhem a leitura observem e grifem  o que a autora fez para deixar o texto tão bonito.
  • Iniciar a LC.
  • Retomar com a pergunta : Vocês anotaram o que autora fez para deixar o texto tão bonito?
  • Deixe eles se manifestarem.
  • Formular boas perguntas, como: Alguém pensou como o fulano? (aproximando idéias).
  • Pedir para que releiam a parte onde está sendo citado.
  • Chamar atenção para o ritmo.
  • Chamar atenção para o personagem.
  • Chamar atenção para época.
  • Chamar atenção para o espaço.
  • Se for o caso  chamar atenção para as repetições: Quais? Quando aparecem? Intencionalidade.
  • Tirando a forma como foi escrita, qual é a história?
  • Encerrar perguntando: Gostaram?
  • Recomenda-se para que busque conhecer outras obras da  autora.

A leitura compartilha não substitui a leitura em voz alta pelo professor.